terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bacalhau Escondido

Olá de novo.

Hoje trago-vos uma receita de Bacalhau Fingido que já fiz algumas vezes e que vou modificando sempre os ingredientes e fica sempre fantástica. É ideal para quem tem crianças que não gostam muito de legume.

Ingredientes:

- 400 g de bacalhau desfiado demolhado (podem ser filetes de pescada ou mesmo tiras de frango)
- 300 g de batata palha (eu coloco mais legumes e assim retiro na parte da batata para ser mais saudável)
- 50 g de farinha
- 2 cenouras
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 2 ovos
- 1 L leite
- 1,5 dL de Azeite
- 100 g queijo mozzarella
- Salsa picada q.b.
- Pimenta q.b.
- Noz-moscada q.b.

Como fazer:
- Colocar o peixe num tacho com o leite e levar ao lume até ferver. Escorrer e reservar o leite. À parte cozer os ovos. No caso de utilizar o frango, deixa-se por mais algum tempo em lume brando para o frango cozinhar, reserva-se o leite com o frango até se usar, só então escorrer e guardar.
- Descascar as cenouras, as cebolas e os alhos. Ralar as cenouras, cortar a cebolas em meias luas finas e picar os alhos. Coloque o azeite num tacho, deixe aquecer, junte os alhos e a cebola e deixe cozinhar em lume brando até a cebola ficar macia. Adicionar a cenoura, misturar e deixar cozer por mais 5 minutos também em lume brando.
- Adicionar então o peixe (ou frango), mexer, polvilhar com a farinha e adicionar o leite, mexer até ferver. Adicionar a batata palha, misturar, rectificar o sal, temperar com pimenta e noz-moscada e deixar ferver, deixar espessar mas não deixe secar em demasia.
- Deitar esta mistura num tabuleiro, envolver os ovos picados ou ralados na mistura, espalhar o queijo por cima e levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC até o queijo ficar com um tom alourado.

Garanto-vos que fica uma delícia. Eu já fiz várias modificações a esta receita, como vos disse não coloco tanta batata palha e substituo por pimento cortado em tiras muito finas,  courgette cortada em tiras finas com o descascador de cenoura e ainda se pode adicionar rodelas muito finas de alho francês. Este legumes adicionam-se junto com a cenoura e como são bastante finos não necessitam de cozer tanto, mantendo assim todo o seu sabor e nutrientes.

Espero que gostem desta receita, fica aqui um bocadinho do que vos espera. Experimentem!!!

Beijinhos, Marina.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Não deixem de dar a vossa opinião sobre os temas e o blog. Obrigado